Monday, January 09, 2006

cachecol castanho

one more plaited basket stitch scarf, in lovely dark brown wool with speckles of orange and green. It's one of my favourite yarns of the moment ...




Pattern: Plaited basket stitch scarf, from NaiveKnitting
Yarn: Rosários 4 Equinócio
Needles: Jaeger 8mm

... e a pedido da M., aqui fica uma (tentativa) de explicação de como se tricota este ponto (vou explicar apenas a parte da frente, penso que a parte de trás é mais fácil de perceber ...)



1 - enfiar a agulha da direita entre a 1ª e 2ª malhas da agulha esquerda
2 - o objectivo é tricotar em meia (knit) a 2ª malha primeiro e depois a 1ª. Para se conseguir fazer isto, é necessário "torcer" a 2ª malha ligeiramente de forma a conseguir enfiar a agulha correctamente, e por isso convém que as malhas não sejam apertadas ...
3 - depois de tricotar a 2ª malha, temos de tricotar a 1ª sem que deixemos cair a 2ª da agulha da esquerda ainda
4 - finalmente tricota-se a 1ª malha em meia, e só depois então é que deixamos cair ambas da agulha esquerda ...

enfim, não sei se deu para perceber, mas juro que parece mais complicado do que realmente é ...



 

13 comments:

Anonymous said...

Lá dar para perceber deu, o problema é conseguir fazer sem deixar cair as malhas. Eu falo por mim, too complicated, por enquanto! ;o)

Unknown said...

Admiro as pessoas que conseguem tricotar a alta velocidade. Quando era puto gostava de observar as senhoras a fazerem tricot ou ponto cruz nos transportes publicos. É um dom muito valioso. Um dia destes ainda me dedico a essa arte tão pouco explorada pelo sexo masculino...^^

fantasma said...

Ah ah, perceber... Eu fiquei logo abananada com o "explico só a parte de frente"... mas aquilo faz-se dos 2 lados???? :ox

O cachecol é giro, a cor é que prontosssss....... (já sabem que detesto castanho ;op)

Mariana said...

Obrigada, T! Eu faço exactamente assim, mas não me sai bem... Não consigo perceber porquê. Mas ainda não desisto! Vou tentar outra vez.

Só uma perguntinha... No ponto 4 disseste: depois tricota-se a primeira malha em meia. Em meia? Não é em liga? Knit é liga, não é meia... Agora fiquei baralhada...

Flor said...

Bem, estás uma pro a dar instruções :) E já vi a T. a fazer este ponto e realmente não parece nada complicado, acho que só é preciso prática mesmo :)

Anonymous said...

parabens tania os teus trabalhos são mt bonitos.
adorei este ponto mas não consegui entender nada tentei mas deu uma coisa estranha.
Será que me podes dar uma ajuda?

Di said...

Adorei este cachecol... será que um dia destes ainda me aventuro a experimentar novamente... Quando era mais pequena fazia imensas mantinhas para os gatos da minha avó, mas depois deixei completamente... Deve ser óptimo para descontrair!

Unknown said...

Esse ponto é lindo! Tenho de experimentar com as agulhas em frente ao pc, assim lido só não percebi, hehehe... Mas experimentando imagem a imagem devo conseguir! Tenho uma lã azul sem destino que é capaz de dar qualquer coisa gira...

C+SK said...

Este cachecol e' o maximo - sabes mais ou menos quanta la foi necessaria?

Anonymous said...

This is gorgeous! I love the color!

Tania Ho said...

Utilizei dois novelos de 100 gr cada ...

Unknown said...

Tania... adoro o ponto, já tentei mas blarkkkkkkkkkkk fica uma ganda porcaria.. mas não desisto,, podes explicar por favor a parte de traz... deixo te o meu mail. mimosamargarida@hotmail.com

Claire Louise Milne said...

I love the stitch, and the brown yarn you chose is perfect. Thanks for showing pictures of the stitch, I would like to try it!